Milhares de criança discriminadas em Sintra pelo Presidente da Câmara. Abertura dos Refeitórios do 1º Ciclo ao Fim de Semana só para alguns.
A Câmara Municipal de Sintra, procedeu à abertura ao fim de semana de 5 refeitórios (E.B.1/J.I. Pendão, E.B.1/J.I. Casal da Cavaleira, E.B.1. Mira Sintra Nº 2 e E.B.1/J.I. Casal de Cambra Nº1 e E.B.1/J.I. Serra das Minas Nº 1) num universo de 80, excluindo deste apoio mais de 85% das crianças referenciadas pelo SASE como carenciadas.
Num momento em que as famílias atravessam dificuldades resultantes da recessão económica mundial, aquela medida vai ao encontro das politicas sociais neste domínio promovidas pelo Governo do PS, nomeadamente o Programa de Generalização de Refeições Escolares ao 1º Ciclo, bem como o apoio às famílias Portuguesas, com a Escola a Tempo Inteiro, e as Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo, sendo estes programas financiados pelo Ministério da Educação.
O Partido Socialista lamenta profundamente que o Dr. Fernando Seara, viole grosseiramente o princípio da igualdade, ao aplicar esta medida a um número muito reduzido de Escolas e de crianças, deixando por apoiar a larga maioria dos alunos carenciados que existem em todas as freguesias do concelho de Sintra. O Partido Socialista não aceita que para a Câmara Municipal de Sintra existam crianças de primeira e crianças de segunda.
Nestes termos, o Partido Socialista exige a abertura, ao fim de semana, de quantos refeitórios escolares se mostrarem necessários para que todos os alunos carenciados sejam abrangidos por esta medida sendo, igualmente alargada, aos alunos carenciados dos Jardins-de-infância, acabando, desde forma, com esta profunda desigualdade e discriminação que foi promovida pelo Dr. Fernando Seara.
Sintra, 22 de Maio de 2009
A Concelhia de Sintra do Partido Socialista